Top

REVALIDA – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos

Medicina na Argentina / MEDICINA NA ARGENTINA  / REVALIDA – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos
REVALIDA - Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeira

REVALIDA – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos

O que é o REVALIDA?

O REVALIDA é um Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeiras, instituído pela Portaria nº 278/2011.

Porque o REVALIDA foi criado?

Antes do REVALIDA, para revalidar um diploma médico emitido no exterior, se avaliava somente o  aspecto documental e deixando em dúvida se realmente o médico formado no exterior havia adquirido os conhecimentos, habilidades e as competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para comprovar se o médico formado no exterior está apto para exercer a profissão no Brasil se cria um novo sistema de revalidação de diploma médico, o REVALIDA.

Como Funciona?

Algumas Universidades se aderiram ao programa e possuem a permissão para aplicar o exame.

Os portadores de diplomas de Medicina expedidos por universidades estrangeiras serão inscritos junto a uma das universidades convenentes, onde entregarão a documentação exigida para fins de revalidação e realizará o exame de revalidação.

Quais são as etapas do REVALIDA?

Os graduados em Medicina inscritos serão submetidos ao processo de avaliação que é dividido duas etapas:

PRIMEIRA ETAPA Avaliação escrita: elaborada e aplicada sob a coordenação do INEP -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, segundo diretrizes descritas na Matriz;

A aprovação na avaliação escrita, segundo o estabelecimento de padrões definidos (nota de corte) é requerida para a passagem à segunda etapa.

SEGUNDA ETAPA –  Avaliação de habilidades clínicas, estruturada em 10 (dez) estações, elaborada e aplicada sob a coordenação do INEP, segundo diretrizes descritas na Matriz.

Resultado

O resultado da avaliação de cada candidato será comunicado à universidade e a mesma procederá à revalidação de diploma dos candidatos aprovados.

 Para uma análise detalhada veja a publicação da portaria  nº 278/2011.

Veja também: Matriz de Correspondência Curricular

Site oficial do INEP

Entre em contato com a Flez Intercâmbios e descubra mais:

Comece a estudar medicina na Argentina.

E-book Medicina na Argentina

Se você gostou desse post, se te ajudou, deixe seu comentário aqui!

Queremos saber o que você achou do post! :)

Diretora e consultora de intercâmbio na empresa Flez Intercâmbio Educacional com Argentina. Professora e Licenciada em Teologia, especializada em adaptação transcultural. Já ajudou a muitos jovens brasileiros a realizar o sonho de estudar medicina na Argentina.

Desenvolvido por: