Top

Como é o curso de medicina na UBA?

Medicina na Argentina / FACULDADES DE MEDICINA  / Universidade de Buenos Aires - UBA  / Como é o curso de medicina na UBA?

Como é o curso de medicina na UBA?

Quer saber como é estudar em uma das instituições mais importantes da América Latina? Saiba como é o curso de medicina na UBA!

Fazer um curso de medicina na Argentina é o objetivo de diversos estudantes brasileiros que querem estudar em boas universidades, conhecer um novo lugar e ter um custo de vida baixo. Para isso, porém, é preciso conhecer melhor as universidades do país.

No texto de hoje, saiba mais sobre como é estudar medicina na Universidade de Buenos Aires!

Estudar medicina na UBA é muito difícil?

A UBA é uma universidade pública, a instituição de ensino superior mais renomada da América Latina e conta com alguns Prêmios Nobel entre seus ex-alunos e professores. Todas essas qualidades geram a dúvida: o curso de medicina exige muito dos alunos?

Quanto às avaliações, são realizadas duas provas parciais em cada disciplina, com uma nota máxima de 10 pontos cada. A nota mínima para aprovação é 4. Quando um aluno tiver uma soma entre 4 a 13 pontos nas duas provas, ele deve fazer uma prova final, que vale 10 pontos também.

Quem tem uma soma igual ou superior a 14 nas duas primeiras provas não precisa fazer a prova final – e quem precisa fazê-la pode repetir até 3 vezes.

O sistema de avaliação é simples, mas as aulas nem sempre o são. Você vai estar estudando em outro idioma e em um ambiente totalmente diferente daquele que conhece. Por isso, é sempre bom ir preparado para passar por algumas dificuldades e superá-las com muito estudo e dedicação.

Vale a pena estudar na UBA?

Fazer um curso de medicina no exterior só deve valer a pena, de fato, se a instituição em que você vai estudar for digna do esforço. E esse é, sem dúvida, o caso da Universidade de Buenos Aires (UBA). Fundada em 1821 na capital da Argentina, ela é considerada a melhor universidade do país e é uma das instituições de maior prestígio da América Latina.

Para ter uma ideia da qualidade do ensino dessa universidade, quatro dos cinco cidadãos argentinos que ganharam o Prêmio Nobel foram estudantes e professores da UBA. Ou seja, a universidade tem comprometimento e seriedade quanto ao ensino.

Como ingressar no curso de medicina na UBA?

Assim como em todas as instituições de ensino superior da Argentina, não é preciso prestar vestibular ou fazer qualquer outra prova para ingressar no curso de medicina na UBA. Você só precisa reunir toda a documentação exigida de alunos estrangeiros e fazer sua inscrição no Ciclo Básico Comum.

Por ser uma instituição pública, a UBA não tem mensalidades – o que diminui ainda mais seu custo de vida enquanto estudante em Buenos Aires.

Qual é a duração do curso?

Incluindo o Ciclo Básico Comum, o curso de medicina na UBA dura, em média, 7 anos – sua carga horária é de 7.949 horas.

O CBC pode ser iniciado em março ou em agosto, e dura até quatro meses. Quem faz o curso de medicina terá, nesse período, matérias como Química, Física, Introdução à Biofísica, Introdução ao Pensamento Científico, Biologia e Introdução à Biologia Celular.

Depois do Ciclo Básico Comum, o curso se divide em outras três partes: ciclo biomédico, ciclo clínico e ciclo rotatório.

Se estudar em uma universidade renomada é o seu sonho, fazer medicina na UBA é uma ótima oportunidade de estudar no mesmo ambiente que muitos grandes pensadores do mundo atual.

Ficou interessado? Entre em contato com a Flez e saiba como estudar na Argentina!

Desenvolvido por: